Inhame

* Imagens Ilustrativas

Nutritivo e hipolipemiante

Descrição: Tubérculos de diversas plantas trepadeiras do gênero Dioscoréia. especialmente da Discorea alata L., todas pertencentes à família das Dioscoreáceas. Os diversos tipos de inhame variam quanto à forma, cor e tamanho, mas o habitual é que pesem de 2 a 5 quilos e tenham a polpa esbranquiçada.

Embora aqui nos referimos apenas ao inhame-branco ou comum, existem muitos outros tubérculos comestíveis também chamados de "ínhame":

_ inhame-cará, um tubérculo semelhante ao inhame, da família das Aráceas;

_ ínhame-da-chína, da família das díoscoreáceas, próprio do sudeste asiático.

Propriedades e indicações: Tanto o ínhamebranco ou comum, como os outros tubérculos similares aos que também se denominam inhame, são um alimento habitual em diversas zonas tropicais, devido à sua riqueza em carboidratos em forma de amido (23,8%). Mas, por causa de seu cultivo muito trabalhoso e a ser relativamente pobre em proteínas (1,.53%), o inhame tem sido progressivamente substituído pela mandioca  e a batata-doce.

O inhame é bastante energético (118 kca/100 g) e contém uma moderada quantidade de vitaminas do grupo B, vitamina C e minerais, entre os quais se destacam: o potássio (816 mgll00 g). Entretanto, carece da provitamina A.

Foi comprovado que o ínhame contém um esteróide que inibe a peroxidação dos lipídeos do sangue (a principal causa da arteriosclerose) e tem uma ação hípolípemíante (diminui o nível de triglicérides, um tipo de gordura no sangue). Tudo isso, unido ao seu escasso aporte de gorduras e sua riqueza em potássio o faz muito recomendável nas afecções cardiovasculares, especialmente na arteriosclerose.

Preparo e utilização

Cru: Ainda que o inhame possa ser consumido cru quando está macio, não é recomendável, já que pode conter pequenas quantidades de um tipo de toxina que desaparece com o calor. Essa substância tóxica encontra-se em todos os tipos de inhames silvestres e provoca transtornos digestivos.

Cozido: Essa é a forma habitual de consumi-lo. Pode-se também assá-lo no forno, ou fritá- lo, como a batata. Também pode-se prepará-lo em  forma de purê.

Veja Também

Goma P/ Tapioca

Alho

Macaxeira

Batata Doce

* Imagens Ilustrativas