Macaxeira

* Imagens Ilustrativas

Outro tubérculo nutritivo e saudável

Nomes científicos: Manihot esculenta, Manihot utilisima.

A mandioca é um tubérculo de um arbusto que se cultiva nos países tropicais da América África e Ásia. Consome-se cozida como as batatas e constitui o alimento básico para muitos de seus habitantes.

É muito rica em carboidratos (25,3%) e em vitaminas do grupo B, vitamina C (48,2 mg/ 100g), magnésio, potássio, ferro e cálcio. Não contém provitamina A, vitamina B12, nem gordura.

Precaução: Tanto o tubérculo quanto as folhas cruas são tóxicos por liberar ácido cianídrico. Devem ser lavadas em água abundante, bem descascadas e fervidas para se tornarem comestíveis. A tapioca é a farinha que é obtida dessa e outras espécies de mandioca. Pode-se cozinhar com leite ou em caldo de verduras. É formada por 88% de carboidratos (fécula ou amido) e pouca quantidade de proteínas e gorduras. É facilmente digerível e rica em calorias. Recomenda-se especialmente em caso de:

• Afecções digestivas: A farinha de tapioca retém muita água devido a seu conteúdo em mucilagem (fibra solúvel) e um grande emoliente (suavizante) e protetor das mucosas digestivas. Recomenda-se em caso de acidez de estômago, gastrite, úlcera gastroduodenal e colites de todo tipo.

• Doença celíaca: Não contém nada de glúten.

• Doenças hepáticas: A tapioca proporciona carboidratos facilmente assimiláveis e nada de gorduras, o que contribui para facilitar a função do fígado.

• Convalescência de doenças graves ou de intervenções cirúrgicas e retomada de alimentação sólida depois de um período de jejum.

Veja Também

Inhame

Alho

Cará - KG

* Imagens Ilustrativas