Acelga

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Apesar da acelga ser uma das verduras conhecidas mais antigas, apreciada já pelos escritores gregos há mais de 2.500 anos, há quem a considere simples, comum ou de pouco valor.  Mas a acelga continua aí, atraente, com seus grossos talos brancos e suas folhas brilhantes, esperando que os humanos saibam reconhecer suas propriedades dietéticas.

Propriedades e indicações: Destaca-se por seu conteúdo em provitamina A e em ferro.

Estas são suas indicações mais importantes:

• Obesidade: A acelga tem a propriedade de Satisfazer o apetite com pouco aporte energético (aproximadamente 20 kcal/l00 g). Em qualquer de suas formas de preparo as acelgas constituem um prato ideal, especialmente no jantar, para aqueles que desejam emagrecer.

• Depurativa e alcalinizante do sangue, por sua riqueza em sais minerais.

• Digestiva e laxante: Recomendada em caso de gastrite, prisão de ventre e hemorróidas.

• Anemia, devido a seu elevado conteúdo em ferro.

As acelgas contêm bastante ácido oxálico, embora menos que o espinafre. Por isso deve ser usada com moderação em casos de cálculos ou litíase renal.

Preparo e utilização:

Folhas: Fervidas ao vapor ou refogadas e temperadas com azeite e limão constituem um prato leve e muito saudável.

Folhas tenras: Podem ser consumidas cruas em saladas.

Talos: Segundo alguns, a melhor parte da acelga. Podem ser cozidos, empanados ou usados em sopas de verduras.

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