Goiaba

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Reduz a hipertensão  e o colesterol

Descrição: Fruto da goiabeira (Psídium guajaba L.), árvore da família das Mirtáceas que alcança até 6 m de altura.

Propriedades e indicações: A polpa da goiaba é pobre em proteínas, gorduras (menos de 1% de ambas) e carboidratos (6%), mas destaca-se por seu conteúdo de:

• Vitamina C: Com l83 mg/lOO g, a goiaba é uma das frutas mais ricas nessa vitamina. Somente a acerola  e a rosa-canina a superam. A goiaba também contém pequenas quantidades de ácidos orgânicos como o cítrico e o málico, que favorecem a absorção da vitamina C e lhe dão um sabor ácido.

• Carotenóides: São substâncias que se transformam vitamina A no organismo e que exercem uma poderosa ação antioxidante em nossas células. A riqueza da goiaba em carotenóídes é de 10 µgER o que significa que 100 g de polpa fornecem 8% das necessidades diárias da vitamina A. As variedades com polpa de cor avermelhada são mais ricas em caroteno e contêm licopeno, o mesmo carotenóide encontrado nos tomates.  

• Fibra vegetal: A maior parte dos 5,4%  de fibra que a polpa da goiaba contém é do tipo solúvel composta por pectina e mucilagem.

A goiaba também contém quantidades significativas de vitaminas do grupo B (exceto a B12), vitamina E, assim como cálcio, fósforo, magnésio e ferro.

O mineral mais abundante é o potássio. A goiaba é relativamente rica em oligoelementos como o zinco, o cobre e o magnésio.

As aplicações medicinais da goiaba são as seguintes:

• Hipertensão: Em uma pesquisa realizada na Índia e publicada no American [ournal of Cardiology (Revista Americana de Cardiologia),23 demonstrou-se que, ao acrescentar umas goiabas diariamente à dieta habitual, a tensão arterial sistólica de 61 voluntários hipertensos baixou em média 9 mm de mercúrio e a diastólica 8 mm (equivale a passar de 150/90 mrn de mercúrio a 141/82). Esses resultados foram obtidos após consumir habitualmente goiabas por três meses, e ainda que não sejam espetaculares, aportam mais um elemento no tratamento da hipertensão.

Não se sabe com certeza a que componente da goiaba se pode atribuir seu suave efeito hipotensor, ainda que, sem dúvida, influi o fato de que tem baixo teor de sódio e abundante de potássio e fibra vegetal.

• Excesso de colesterol: Neste mesmo experimento, observou-se uma redução de 9,9% no colesterol total e de 7,7% no nível de triglicérídes do sangue. Esse efeito hipolipemiante da goiaba deve-se à sua riqueza em fibra do tipo solúvel (pectina), que limpa o intestino e facilita a eliminação do colesterol com as fezes e de sais biliares a partir dos quais é sintetizado.

• Arteriosclerose: A goiaba é uma fruta ideal para manter as artérias em bom estado, pois seu consumo previne contra os fatores de risco causadores da arteriosclerose: a hipertensão e o excesso de colesterol.

Tabagismo: É outro fator importante no endurecimento das artérias. A grande quantidade de vitamina C que se encontra na goiaba é de grande importância para os que estão seguindo um tratamento de desintoxicação tabagista, já que essa vitamina atua como um antagonista da nicotina. Duas ou três goiabas diárias constituem uma sobremesa recomendada para os que estão deixando de fumar.

• Esgotamento físico: A goiaba tem efeito tonificante sobre o organismo. Além do tratamento causal específico, seu uso é recomendado na convalescência de doenças infecciosas e em casos de fraqueza e cansaço, provocado por doenças crônicas.

Preparo e Utilização:

Fresca: A parte do goiaba em que se encontram as sementes é tenra e doce. A parte externa do fruto não tem sementes. Os frutos demasiadamente maduros perdem vitamina C e fibra.

Produtos elaborados: Com a goiaba são produzidos deliciosos sucos, compotas e geléias.

Goiabada: Produto típico brasileiro, que se obtém acrescentando açúcar à polpa da goiaba e levando ao fogo para apurar.

A goiaba diminuí a pressão arterial, o nível de colesterol e de gordura 110 sangue; além disso, neutraliza os efeitos da nicotina, por sua riqueza em vitamina C. Uma só goiaba, que pode pesar cerca de 100 g, fornece o triplo das necessidades diárias de vitamina C de um adulto.

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