Limão

* Imagens Ilustrativas

Regenera e limpa o sangue,

Descrição: Fruto em gomos do limoeiro 'Citrus limon Burm), árvore de folha perene e espinhoso da família das Rutáceas, que alcança de 3 a 6 m de altura.

Propriedades e indicações: Na composição do limão destaca-se principalmente a vitamina C. em quantidade semelhante ou ligeiramente ,inferior à da laranja. Praticamente carece de proteínas e de gorduras e sua porcentagem de carboidratos é de aproximadamente 8,23%.

No entanto, do ponto de vista dietoterapêutico, os componentes mais interessantes do limão são os não nutritivos, isto é, as chamadas substâncias acompanhantes ou ELEMENTOS FITOQUÍMICOS. Trata-se de substâncias carentes de calorias, que não são nem vitaminas nem sais minerais. pelo que não podem ser classificadas como nutrientes.

• Ácidos orgânicos (entre 6 e 8%) entre os quais se destaca o ácido cítrico e, em menor quantidade, o málíco, acético e fórmico. Esses ácidos potencializam a ação do ácido ascórbico ou vitamina C e possuem um notável efeito anti-séptico.

• Flavonóides, entre os quais se destacam a hesperidina e a diosmina. Encontram-se na CASCA e na POLPA do limão. Exercem ações fisiológicas;

- antioxidantes,

- protetora capilar,

- anticancerígena.

• Terpenos: São as substâncias responsáveis pelo aroma peculiar dos cítricos. Encontra-se principalmente na CASCA.

Embora o limão atue sobre todo o organismo, as suas aplicações medicinais derivam especialmente de seus efeitos sobre o sangue:

- antianémico: aumenta absorção de ferro;

- fluidificante: evita a trombose;

- depurativo: facilita a eliminação das substâncias tóxicas do sangue.

Por isso, seu uso é especialmente recomendado nos seguintes casos:

• Anemia: O limão não deveria faltar nunca na mesa de uma pessoa que padece de anemia. Mesmo que seu teor de ferro seja muito escasso, possui um grande poder antianêmico devido a provocar o aumento da absorção de ferro contido nos alimentos vegetais.

• Afecções circulatórias: A hesperídína e outros flavonóídes do limão reforçam a parede dos vasos capilares. conferem maior elasticidade às artérias e evitam a tendência excessiva do sangue de coagular e formar trombos.

O uso do limão é muito recomendado em caso de arteriosclerose. tendência à trombose, edemas (retenção de líquidos nos tecidos) e sempre que se deseje tornar o sangue mais fluido e melhorar a função circulatória.

• Excesso de ácido úrico: o limão é grande eliminador de ácido úrico. produto de eliminação que nosso organismo gera continuamente e que deve Ser eliminado com a urina. Seu excesso se deposita nas articulações, produzindo artrite e dores reumáticas, e nos rins produz a nefrite (inflamação).

• Cálculos renais: A dieta de limão dá muito resultado para favorecer a dissolução dos cálculos renais, especialmente quando são formados por sais úricos (uratos).

• Infecções: Por seu conteúdo em vitamina C e em elementos fitoquímicos, o limão aumenta as defesas do organismo e o prepara para lutar contra as infecções. E conveniente usá-lo em todo tipo de doenças infecciosas, quer sejam virais ou bacterianas.

• Anticancerígeno: O d-limoneno, um terpeno aromático que se encontra no limão, especialmente na casca, tem demonstrado capacidade de neutralizar certas substância cancerígenas.

Preparo e utilização:

Suco fresco: Por sua grande acidez, o limão não costuma ser consumido como fruto; somente se aproveita seu suco. É conveniente que se inclua o casca (se estiver livre de pesticidas), pois nela se concentra o maior porte dos terpenos aromáticos, de grande poder medicinal.

Tempero de diversos pratos: Todas as verduras, arroz e legumes melhoram seu sabor, digestibilidade e propriedades quando são temperados com limão.

Dieta de limão: Realiza-se durante duas semanas. No primeiro dia, toma-se o suco de um limão diluído em água meia hora antes do desjejum. Cada dia que passa, toma-se mais um limão, até completar sete. A partir de então, diminuir a dose em um limão, até tomar um só, no último dia.

Veja Também

Laranja Pera

Uva Italia

Mamão Havai

Goiaba

* Imagens Ilustrativas