Maracujá

* Imagens Ilustrativas

Muito rico em ferro

Descrição: Fruto das diversas variedades da Passiflora edulis Sims., planta trepadeira da família das Passifloráceas. Tem o tamanho aproximado de um ovo. Sua cor varia, segundo as variedades, do avermelhado ao amarelo. Contém polpa gelatinosa repleta de sementes pretas.

SãO várias as espécies do gênero Passiflora que dão frutos comestíveis, todos eles de sabor ácido e muito aromáticos. Os mais conhecidos e utilizados são os maracujás.

Propriedades e indicações: A polpa do maracujá é gelatinosa e muito aromática, Em sua composição destacam-se os seguintes nutrientes:

• Açúcares: Embora não pareça devido a seu sabor ácido, contém bastantes açúcares (13%), constituídos pela mistura quase em partes iguais de glícose, frutose e sacarose.

• Proteínas: Com 2,2%, é uma das frutas frescas mais ricas em proteínas.

• Ferro: É possivelmente a fruta fresca mais rica nesse mineral (1,6 mg/lOO g), seguida de longe pelo marmelo (0,7 mg), o limão (0,6 mg) e a framboesa (0,57 mg), O ferro do maracujá supera até o do ovo (1,41 mg) e se aproxima ao da carne (em torno de 2 mg/100g). Ainda que o ferro de origem vegetal seja do tipo não hem e mais dificilmente absorvido que o de origem animal, a presença simultânea de vitamina C no maracujá potencializa a absorção desse mineral.

• Outros minerais: E muito rico em magnésio. cálcio, fósforo e potássio.

• Vitaminas: 100 g de polpa de maracujá fornecem 30 mg de vitamina C, a metade da QDR. Além disso,  contém provitamína, A e , vitaminas B2, B6 C e E, assim como niacina e áCido fólíco.

• Fibra: A polpa do ,maracujá é um ,das produtos vegetais mais ricos em fibra do tipo solúvel (pectinas e mucilagem).

• Substâncias não-nutritivas de tipo aromático: O aroma agradável do maracujá se deve à combinação de mais de cem substâncias químicas, A ação ligeiramente sedativa dessa fruta pode ser devido a algumas dessas substâncias aromáticas, que se encontram em muito maior concentração nas folhas e flores da passíflora (Passiflora íncarnata L.), usada como planta medicinal.

Tanto a polpa como os sucos elaborados com o maracujá são refrescantes, tonificantes das funções digestivas e ligeiramente sedativos, embora sua propriedade medicinal mais Importante seja a antianémica, Estas são suas indicações medicinais:

• Anemia por falta de ferro: Devido a st-u grande conteúdo em ferro, assim como em vitamina C, que facilita a absorção desse mineral, o maracujá constitui uma fruta ideal para os anêmicos.

• Prisão de ventre: A polpa gelatinosa e, em menor proporção, os sucos elaborados com ela, exercem urna suave ação laxante e protetora das paredes do intestino.

• Estados de nervosismo e ansiedade: Ainda que sua ação sedativa seja muito mais suave que a das folhas e flores do maracujá, seu emprego é conveniente aos que desejem sedar o sistema nervoso.

Preparo e utilização:

Fresca: A polpa gelatinosa é ingerido com a ajuda de uma colher, É incômodo separar as sementes na boca.

Suco: Filtra-se a polpa com um coador e bate-se no liqüidificador.

Complemento para acentuar o sabor em saladas de frutas, sorvetes e diversos tipos de sobremesas.

Para se obter o suco do maracujá:

Extrair a polpa da fruta com uma colher e passá-Ia por um coador para eliminar as sementes e batê-Ia para obter um suco homogênio.

Veja Também

Banana

Abacaxi

Limão

Uva Italia

* Imagens Ilustrativas