Cenoura

* Imagens Ilustrativas

Um autêntico alimento medicinal

Descrição: Raiz da planta de cenoura (Daucus carota L.), herbácea da família das Umbelíferas que atinge até um metro de altura. Costuma ter cor alaranjada, ainda que se encontrem variedades de cor arroxeada ou amarelada.

A cenoura é com vantagem (juntamente com as folhas de alfafa) o alimento mais rico em provitamina A, o que a converte em um autêntico alimento medicinal.

Propriedades e indicações: A cenoura contém pequena mas significativa proporção de proteínas (1.03%), aproximadamente metade das que a batata contém. As gorduras são praticamente ausentes (0,19%) e acredita-se que os hidratos de carbono sejam em torno de 7,14% de seu peso. E uma fonte muito boa de vitaminas do grupo B, assim como de vitaminas C e E. Os minerais e os oligoelementos estão todos presentes, incluindo o ferro (0,5 mg/l00 g).

Três substâncias se destacam na composição da cenoura:

• Carotenóides, entre os quais se destaca o beta-caroteno, que nosso organismo transforma em vitamina A. Os carotenóides são imprescindíveis para o bom funcionamento da retina e, especialmente, para a visão noturna ou com pouca luz. Também favorecem o bom estado da pele e das mucosas.

• Fibra vegetal: Contém 3%, a maior parte da qual em forma de pectina. Normaliza o trânsito e suaviza a mucosa intestinal.

• Óleo essencial: É ativo contra os parasitas intestinais.

A cenoura é muito útil nas afecções da retina e dos olhos em geral; nos problemas de pele; nas gastrites e excesso de acidez; nas colítes. e como preventiva do câncer.

Preparo e uttlízacâo:

Crua: Inteira ou ralada em salada, temperada com limão. Fortalece a dentição das crianças.

Cozida: A cenoura combina muito bem com batatas e outras hortaliças. Ao submetê-Ia ao cozimento, adquire um sabor mais adocicado. Sua riqueza em beta-caroteno se mantém depois da cocção.

Suco: Muito apropriado como refresco saboroso e nutritivo. Combina muito bem com o suco de maçã e de limão.

Veja Também

Maxixe

Cebola Branca

Pepino

* Imagens Ilustrativas